quarta-feira, 22 de agosto de 2012

REGULAMENTO DO CAMPEONATO PARNAIBANO DE TIRO ESPORTIVO 2012

REGULAMENTO

 

CAMPEONATO PARNAIBANO DE TIRO ESPORTIVO - 2012


1. DAS INSCRIÇÕES

1.1- O prazo para inscrições encerrar-se quando do término da 2ª Etapa do referido evento 30/09/2012;

1.2- O valor das inscrições será de R$ 10,00 a sócios do CAPTE e r$ 20,00 para não sócios; Haverá limite de até 05 (CINCO) inscrições por etapa.



2. DAS REGRAS

2.1- DOS PARTICIPANTES

Será permitida a participação de atiradores de ambos os sexos com idade mínima de 12 anos;

2.2- DAS ARMAS

Serão permitidas carabinas a ar comprimido por ação de mola ou gás RAM, com calibre de 4.5, cano basculante com mira aberta; Não será permitido o uso de mira telescópica, ótica ou eletrônica;

2.3- DAS DISPUTAS

O TORNEIO será disputados em 4 (QUATRO) ETAPAS, mais uma ETAPA EXTRA (FINAL) com disputa direta entre todos os competidores. PONTOS CORRIDOS. Sendo descartada uma etapa (menor pontuação de cada competidor).Serão premiadas as categorias (FEMININO; MASCULINO ;PARATLETA) Carabina de 10 mts;

2.4- A forma de competição será composta de 06 (SEIS) baterias de 05 (CINCO) tiros, totalizando 30 (TRINTA) disparos a 10 metros, por competidor mais uma alvo para ensaio.

2.5- A ordem de disparo dos atiradores será definida pela ordem de inscrição;

2.6- O tempo de prova será de 35 minutos com direito a ensaio;

2.7- Os alvos serão confeccionados em papel na cor branca com impressão monocromática (preto), e obedecerão a uma pontuação em escala crescente em direção ao centro que irá de 01 à 10 pontos;

2.8- Cada alvo contará com o nº de inscrição e a rodada de tiro ;

2.9- A pontuação será definida pela marca de acerto no alvo;

2.10- Quando o tiro atingir a linha de separação entre escalas, prevalecerá a maior pontuação;

2.11- Será declarado Vencedor o atirador que obtiver maior pontuação somado os seis alvos;

2.12- Em caso de empate no numero de pontos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

• MAIOR NUMERO DE ACERTOS NA MOSCA;

2.13- Persistindo o empate será feita a disputa direta entre os competidores empatados, em bateria única de 05 (CINCO) tiros;

2.14- Os disparos serão efetuados na posição vertical sem auxilio de apoios, exceto aos paratletas.

2.15- A munição a ser usada pelos atiradores será de sua própria responsabilidade;

3. DA PREMIAÇÃO

3.1- Serão premiados os com 01 (UM) TROFEU OS 3 PRIMEIROS COLOCADOS EM CADA CATEGORIA

3.2- Serão premiados do 4º ao 10º lugar de cada categoria com medalhas;

3.3- Serão premiados 1º, 2º e 3º lugar geral com uma carabina;

4. DA DIREÇÃO DE PROVA

4.1- A Direção de prova será formada por juízes escolhidos pela Coordenação do Torneio;

4.2- Caberá aos juízes escolhidos dar o comando de tiro durante as baterias e fiscalizar e aplicar o regulamento do Torneio;

5. DAS PENALIDADES

5.1- PARA SEGURANÇA DE ATIRADORES, EXPECTADORES E DEMAIS PARTICIPANTES SERÃO OBEDECIDAS ALGUMA NORMAS, EM CASO DE INOBSERVÂNCIA DAS MESMAS O ATIRADOR SOFRERÁ PENALIDADES;

• Efetuar disparos acima do permitido em suas bateria – perderá a maior pontuação de seus disparos

• Efetuar disparo fora da Estação – 5 PONTOS

• Efetuar disparo fora do tempo permitido na bateria de tiro – 5 PONTOS

• Alvejar, durante sua bateria, alvo de outro competidor – 7 PONTOS

• Transitar na área de tiro sem autorização – 7 PONTOS;

• Desacato aos Juízes, Colaboradores, outros Atiradores e à Coordenação – 9 – PONTOS

• Retardar o inicio da Bateria – 5 PONTOS

• MANUSEIO DE ARMAS E MUNIÇÕES FORA DA ÁREA DE SEGRANÇA –DESCLASSIFICAÇÃO;

• EXECUÇÃO DE DISPAROS FORA DAS DISPUTAS NA BAIAS DE TIRO – DESCLASSIFICAÇÃO

• FUMAR NA LINHA DE TIRO - DESCLASSIFICAÇÃO

• Manuseio de armas quando alguém se encontrar a frente do estande de tiro - DESCLASSIFICAÇÃO

6. DAS CONDUTAS

6.1- NÃO SERÁ PERMITIDO BEBIDAS ALCOÓLICAS NA QUADRA NOS LOCAIS DE TIRO;

6.2- Quando não estiver em uso da competição as armas deverão estar sempre descarregadas;

6.3- Deverá o atirador respeitar aos demais competidores bem como os organizadores e público presente.

7. DOS CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO SERÃO DISCUTIDOS E DELIBERADOS PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

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